Distrital foi reconhecido pelo trabalho em defesa de uma sociedade mais inclusiva e humanizada
O deputado distrital Robério Negreiros (Podemos) foi homenageado na manhã desta quinta-feira (18) com o Troféu Leão Dourado – Inclusão Consciente, premiação promovida pela Revista Total Brasil. O evento acontece em reconhecimento a personalidades, gestores e instituições que se destacam pela defesa de uma sociedade mais inclusiva e humanizada.
Durante a cerimônia, ocorrida no Edifício Horn, em Vicente Pires, o parlamentar foi reconhecido por sua atuação em prol das pessoas com deficiência (PCDs). “Seguiremos trabalhando para que cada um e cada uma tenha mais oportunidade, dignidade e voz no Distrito Federal”, afirmou Robério Negreiros.
Nesta edição, a homenagem teve como foco o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e celebrou trajetórias com impacto real na promoção da cidadania e da inclusão. O evento ganhou simbolismo especial por ser realizado na data em que é comemorado o Dia Nacional do Orgulho Autista.
Os homenageados foram selecionados por meio de pesquisa de opinião pública, análise técnica de gestão e curadoria editorial da Revista Total Brasil, com foco no DF e na Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (RIDE).
Em defesa da inclusão
A defesa das pessoas com deficiência e de suas famílias é uma das principais bandeiras do mandato de Robério Negreiros. Ao longo de sua trajetória legislativa, o parlamentar é autor de mais de 20 leis voltadas a esse público, consolidando-se como referência na Câmara Legislativa do DF nas pautas de inclusão e acessibilidade.
Algumas de suas normas defendem os direitos dos autistas do DF, como a Lei 7.436/24, obriga as salas de cinema do DF a realizarem, no mínimo uma vez por mês, sessão adaptada para crianças e adolescentes com TEA; a Lei 5.078/13, que incluiu o Dia do Autismo no calendário oficial de eventos do DF, comemorado em 9 de outubro.
Robério também é autor da Lei 6.642/2020, que instituiu a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea); da Lei 6.898/2021, que extinguiu a validade do laudo que atesta o TEA; e da Lei 5.089/2013, que proíbe que todas as instituições de ensino façam qualquer tipo de cobranças adicionais de estudantes com autismo, bem como alunos com síndrome de Down, transtorno invasivo do desenvolvimento, entre outras síndromes.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é descrito como uma síndrome neurológica e comportamental, caracterizada principalmente pelo prejuízo persistente na comunicação social recíproca e na interação social, bem como a presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Tais sinais tornam-se evidentes nos primeiros anos de vida da criança.



