Raw Estevam
Deputado Robério Negreiros participa da formatura de mais de 100 alunos da Fábrica Social

O evento também marcou a aula inaugural para os 315 novos alunos que vão iniciar a jornada de formação

Em clima de festa junina, mais de 100 alunos do programa Fábrica Social foram homenageados, na manhã desta quarta-feira (12), durante a entrega de certificados de conclusão dos cursos de corte e costura oferecidos pelo programa do Governo do DF. Presente ao evento de formatura, o líder do governo na Câmara Legislativa, deputado distrital Robério Negreiros (PSD), parabenizou os formandos e ressaltou a importância do programa, que qualifica profissionalmente homens e mulheres inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho.

“Eu não acredito em geração de emprego e renda sem um investimento na qualificação profissional”, afirmou o parlamentar. “Minhas emendas parlamentares estão também na Fábrica Social, e eu tenho o compromisso de ajudar o Governo do DF com projetos de qualificação profissional”, completou Negreiros ao mencionar outros programas como o QualificaDF e o RenovaDF, o qual foi idealizado com apoio do distrital.

O evento ocorrido nesta manhã também marcou a aula inaugural para os 315 novos alunos que vão iniciar a jornada de formação. A previsão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet) é abrir mais 280 vagas em breve. Também estiveram presentes o secretário da pasta, Thales Mendes, o subsecretário da Fábrica Social, Ricardo Lustosa, a presidente do Instituto Viver, Adélia Morcbeck, a vice-governadora do DF, Celina Leão.

Fábrica Social

A Fábrica Social conta com 470 máquinas de costura industriais com diferentes especificações e utilidades, proporcionando a oportunidade de aprender e adquirir experiência em uma unidade têxtil completa. Além do curso de costura industrial, a iniciativa oferece um sistema de coworking que permite aos alunos utilizarem as máquinas da fábrica em horários alternativos, incentivando o empreendedorismo.

É desse espaço que saem os lençóis utilizados nos equipamentos da rede pública de saúde do DF. Em maio, foram entregues 12 mil unidades para a Secretaria de Saúde e outros 5 mil doados para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, por meio da campanha Brasília pelo Sul.

Durante as aulas, os participantes têm acesso a noções sobre corte, costura e serigrafia. O desenvolvimento do conteúdo programático, bem como o acompanhamento pedagógico e a monitoria, é realizado por uma organização da sociedade civil (OSC), contratada por meio de termo de colaboração com a Sedet.

Leia também:
Compartilhe:

Cadastre-se e receba as novidades do nosso mandato: