O trabalhador do Distrito Federal tem novas instalações para receber ajuda na hora de procurar um novo emprego. Foi inaugurada nesta terça-feira (9) a nova Agência do Trabalhador de Brazlândia. O deputado Robério Negreiros (PSD), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), o secretário de Trabalho, Thales Mendes Ferreira, e demais autoridades prestigiaram a entrega da obra de reforma das instalações da antiga agência. A reforma teve por objetivo melhorar a estrutura para o atendimento ao trabalhador e empregador, implementar estrutura para cursos de qualificação profissional e ter ambiente apropriado para orientação profissional dos trabalhadores.

“A retomada da economia se faz com trabalho, qualificação profissional e a criação de oportunidades para o trabalhador”

“A retomada da economia se faz com trabalho, qualificação profissional e a criação de oportunidades para o trabalhador”, foi o que defendeu Robério Negreiros durante a cerimônia de inauguração da Agência do Trabalhador de Brazlândia.


“A necessidade de geração de emprego e renda é uma das principais pautas que defendo neste ano de 2021. Temos um ambiente mais seguro e favorável com a chegada da vacina contra a COVID-19, que nos forçou a desacelerar em benefício da saúde de nossas famílias. Ainda não é o momento de nos descuidarmos, o coronavírus está aí e já se fala em possibilidade de recontaminação”, argumenta Robério.

Atualmente, a Secretaria de Trabalho do Distrito Federal (Setrab) possui 15 Agências do Trabalhador, todas as agências estão preparadas para promover a capacitação profissional do trabalhador, com cursos e palestras, e oferecerem ainda atendimento para a concessão do microcrédito. Em 2020, a agência de Brazlândia realizou 8130 atendimentos, encaminhou 1080 trabalhadores para vagas de emprego e inscreveu 898 trabalhadores na Plataforma do Sistema Público de Emprego. As novas instalações irão possibilitar o aumento nos atendimentos, encaminhamentos e trabalhadores inscritos no Sistema Público de Emprego.

Microcrédito

A crise econômica causada pela pandemia do coronavírus exige bom senso e criatividade dos gestores públicos. Por isso, o Programa Prospera é um crédito especial concedido para o atendimento das necessidades financeiras de empreendedores em geral.O programa é direcionado a pessoas físicas ou jurídicas, das áreas urbanas e rurais, que possuem atividades produtivas de pequeno porte. Hoje, os valores cedidos variam de R$ 4,2 mil a R$ 83 mil e parcelas divididas em 36 vezes mensais para quitação.

Veja alguma fotos do evento: