Entre as regras estão fornecimento de álcool gel e estímulo para compras solidárias, que reduzem número de pessoas nos estabelecimentos. Veja o que mais deve ser feito.
#SAIUnaMÍDIA Por G1 DF
Veja no PORTAL G1 DF
Clientes fazem compras em supermercado no DF — Foto: Reprodução/TV Globo
Uma lei sancionada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) obriga que as redes de supermercados atacadistas e varejistas do Distrito Federal adotem medidas de higienização para evitar a disseminação do novo coronavírus. Para “proteger a saúde dos funcionários e clientes”, a regra prevê desde o fornecimento de álcool gel até o estímulo às compras solidárias – quando uma pessoa vai ao comércio para buscar produtos para várias outras – o que reduz as aglomerações .
A proposta é de autoria do deputado Robério Negreiros (PSD). De acordo com o texto, publicado no Diário Oficial de terça-feira (5), “as despesas decorrentes da lei ocorrem por conta do próprio estabelecimento”.
Veja quais são as novas regras para supermercados e varejistas no DF
- Higienizar carrinhos e cestos de compra;
- Dispor de sabão e álcool em gel nos sanitários, bem como em pontos estratégicos;
- Higienizar as esteiras dos caixas, a cada compra dos clientes;
- Estimular as chamadas compras solidárias, que reduzem o número de pessoas nos supermercados;
- Instalar sinalização, adesivos e comunicação interna nas lojas orientando sobre a distância de 2 metros entre as pessoas e a recomendação de consumo consciente.
Veja mais: