A Secretaria de Estado de Governo do Distrito Federal (SEGOV) publicou, nesta quinta-feira (27), informativo com prestação de contas e conclusão de obras que contaram com apoio e destinação de recursos por emendas parlamentares de autoria do deputado Robério Negreiros (PSD). De acordo com a publicação, nos últimos dois anos, foram recuperados mais de 2,6 mil quilômetros de estradas rurais, captação das águas pluviais que vão aumentar a qualidade de vida do produtor rural e auxiliar no escoamento da produção agropecuária do Distrito Federal. Além de urbanização de vias públicas e recapeamento de asfalto.


O deputado Robério Negreiros emitiu os Ofícios 82 e 83, ambos de 2020, destinados ao presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Cândido Teles de Araújo, e ao Administrador do Recanto das Emas, Carlos Dalvan, respectivamente, para realizar as obras necessárias na região de Água Quente, de forma a evitar inundações causadas pelas chuvas.

“Em fevereiro de 2020, fui procurado pela população de Água Quente, pertencente à Região Administrativa do Recanto das Emas, que sofria com os constantes alagamentos decorrentes das chuvas. A comunidade local sofria com muitas perdas e amargaram grandes prejuízos, sem mencionar os transtornos e o sentimento de impotência diante da situação que se repetia durante anos. Na época, os moradores informaram que já haviam feito vários pedidos às autoridades locais, que não foram atendidos”, explica Robério.

O Ofício 322 de 2020, do deputado Robério Negreiros, destinado ao administrador da Fercal, Fernando Gustavo Lima da Silva, solicitou a urbanização de área pública com o plantio de grama. Já o Ofício 368 de 2020, também encaminhado ao presidente da Novacap, empenhou aproximadamente R$ 1 milhão, que viabilizaram o recapeamento de asfalto em Ceilândia e Taguatinga.

 

 

 

 

Todas as regiões administrativas do DF foram beneficiadas pelas obras com a garantia de escoamento de produtos para o consumo. As ações foram realizadas pelo Polo Rural do GDF Presente, composto por máquinas e trabalhadores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), Secretaria de Agricultura (Seagri), Departamento de Estradas e Rodagem (DER-DF), Novacap e administrações regionais.

Para o subsecretário de Desenvolvimento Rural da Seagri, Odilon Vieira Júnior, o objetivo do Polo Rural do GDF Presente é otimizar a utilização de equipamentos dos vários órgãos governamentais.

“Estamos somando parcerias para obter resultados mais rápidos e eficientes para a população”, explica.

O trabalho é coordenado pelo subsecretário, que recebe demandas das comunidades rurais e organiza de acordo com a capacidade das instituições. “O trabalho é feito de forma integrada, onde todos ganham”, acrescenta Odilon.

Para compartilhar: