Primeiros anos, educação e carreira

Natural de Brasília, Robério Bandeira de Negreiros Filho, nasceu no dia 07 de setembro de 1978, filho de Robério Bandeira de Negreiros e Maria Regina Frota de Negreiros. Robério é casado com a Flávia Negreiros e pai de três filhas.

Robério Negreiros concluiu o ensino médio em 1996. É formado em Direito, pela Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, com MBA em Gestão Pública.

Antes de se tornar parlamentar, atuou no setor produtivo como Diretor Produtivo em empresa privada, ocupou os cargos de assessor parlamentar e de assessor especial junto à Presidência da CAESB, foi Secretário-Geral do Sindicato das Empresas de Segurança Privada do DF-SINDESP/DF e 1º Vice-Presidente da Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores.

Eleições Distritais

No ano de 2012, durante a 6ª legislatura da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Robério Negreiros ingressou na vida pública, ao tomar posse como deputado distrital pela primeira vez. Em 2015, Robério foi reeleito para seu segundo mandato, sendo o segundo deputado mais bem votado do DF, com a votação expressiva de 25.646 votos.

Na Câmara Legislativa do Distrito Federal exerceu diversos cargos de destaque nas suas diversas Comissões Permanentes e Temporárias, além de fazer parte da Mesa Diretora desde 2017, como Segundo Secretário, responsável pela Administração e Finanças da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Atualmente, Robério Negreiros está em seu terceiro mandato como Deputado Distrital, que teve início no dia 01 de janeiro de 2019, sendo reeleito com 18.819 votos, pelo Partido Social Democrático-PSD.

Em seu pronunciamento de posse, Robério Negreiros, novamente demonstrou o mesmo entusiasmo de seus primeiros dias na Casa. “Por aqui, passarão decisões importantes que irão recuperar o emprego da população e a nossa combalida Saúde pública. Posso antever debates acalorados pelo desejo de fazer o melhor para a nossa gente. O caminho do Distrito Federal passa pela Câmara Legislativa e nós, caríssimos colegas, somos os timoneiros dessa viagem rumo à esperança de dias melhores. Já temos avançado nesse quesito há algumas legislaturas. Mas ainda precisamos avançar muito na conscientização política do nosso povo. Essa é uma casa do povo e o povo precisa ocupa-la pelo devido processo democrático e de participação popular”.

Devido sua determinação, destreza e com a propositura de importantes projetos, Robério Negreiros, hoje, colhe respaldo de todos os seus eleitores junto ao Poder Legislativo no DF, onde defende a bandeira de uma Nova Política com a participação do povo do DF.

Obcecado por um DF melhor e sempre em defesa dos mais necessitados, Robério tem atendido a população, não só com a elaboração de Leis, mas também com Emendas de sua autoria destinadas a saúde, segurança, educação, obras, entre outras. Para o ano de 2019, o deputado distrital protocolou 36 emendas parlamentares, destinadas a demandas na área da saúde, reformas de escolas pelo PDAF, execução de obras nas Regiões Administrativas do DF, além de recursos destinados ao Departamento de Estradas e Rodagem – DER e Zoológico. As emendas serão usadas pelo Executivo para atender as necessidades da população do DF.

Comissões

Robério Negreiros participa atualmente de 03 comissões, como titular (Comissão de Segurança – CS, Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo – CDESCTMAT e Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle – CFGTC), e de 03 comissões, como suplente (Comissão de Constituição e Justiça – CCJ, Comissão de Assuntos Sociais – CAS e Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar – CDDHCEDP).

Projetos

Robério Negreiros é autor de cerca de 350 proposições em tramitação na Casa, em destaque, Projetos de Leis, Projetos de Lei Complementares, Proposta de Emenda à Lei Orgânica, Projeto de Decreto Legislativo e Projeto de Resolução, entre outras propostas, dos quais 45 já se tornaram Leis que hoje beneficiam vários segmentos da sociedade como o empreendedorismo, a geração de renda e emprego, a inclusão de pessoas com deficiência e melhor qualidade de vida para os moradores do DF, por exemplo: a LEI 5682/2016, que altera a Lei nº 4.090, de 30 de janeiro de 2008, que dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de intérprete de LIBRAS Língua Brasileira de Sinais nas aulas teóricas ministradas nos Centros de Formação de Condutores CFCs, para incluir penalidade em caso de descumprimento; LEI 5820/2017, que trata da obrigatoriedade do “teste da linguinha”, em todos os hospitais e maternidades, nas crianças nascidas em suas dependências no âmbito do Distrito Federal e dá outras providências; LEI 5914/2017, que estabelece prioridade de matrícula, nos estabelecimentos de ensino da rede pública e privada, para filhos de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar; LEI 6045/2017, que institui o Selo Empresa Estimuladora do Primeiro Emprego no Distrito Federal; LEI 6187/2018, que institui a política distrital de prevenção às doenças ocupacionais do educador da rede pública de ensino e dá outras providências; LEI 6201/2018, que assegura a crianças e adolescentes vítimas de violência e a conselheiros tutelares e comissários de proteção da Vara da Infância e Juventude, no exercício de suas funções, prioridade de atendimento em todas as unidades integrantes da Polícia Civil do Distrito Federal e dá outras providências;

Prêmios e honrarias

Em 09 de março de 2012, Robério Negreiros recebeu a Medalha Mérito da Ordem Pública e Social do Distrito Federal, em reconhecimento a sua notável contribuição a Secretaria da Ordem pública e Social do Distrito Federal.

Em 27 de agosto de 2012, Robério Negreiros foi condecorado com a Ordem do Mérito Alferes Joaquim José da Silva Xavier, no grau Grande Oficia, a maior comenda da instituição. A Medalha Tiradentes foi criada para comemorar o aniversário da PMDF e é destinada a agraciar aqueles que tenham contribuído de modo relevante para o desenvolvimento da corporação ou praticado ato que a engrandeça. A medalha é também uma homenagem ao patrono das Polícias Militares.

Viagens Oficiais

Setembro de 2012 – Londres – Jogos Paralímpicos Londres 2012;
Maio de 2013 – Reino Unido – Visita técnica de estudo ao Reino Unido;
Junho de 2015 – Visita técnica para conhecimento de tecnologia na área de segurança pública, bem como intercâmbio de experiências na área de desenvolvimento econômico e social, nas cidades de Sofia (Bulgária) e Roma (Itália);
Maio 2016 – Itália – Visita técnica com o objetivo de estabelecer parcerias e apresentações de modelo de gestão nas áreas de Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.

Fala do deputado

“Eu venho do setor produtivo, então entendo as mazelas e os anseios do setor. Sou de centro-direita e de cunho liberal. Sou favorável a desinchar o Estado, reduzindo os custos para aumentar os investimentos em obras, permitindo a geração de emprego e renda. Vejo muitas empresas saindo do Distrito Federal. Não podemos legislar sobre temas tributários, mas podemos dialogar com o governo para que essas matérias cheguem à Câmara Legislativa e podemos dar celeridade a essas aprovações, retomando o crescimento econômico do DF. Como sempre fiz, vou continuar lutando pela saúde, educação, segurança e no combate ao desemprego. ”