Santa Maria cresceu e hoje, a cidade idealizada pelo visionário e ex-governador Joaquim Roriz, tem perfil de metrópole. Contrariando comentários sobre o inchaço populacional em Brasília, 53% dos habitantes de Santa Maria são filhos de Brasília, nascidos no Distrito Federal, segundo os dados de 2015 da Codeplan.

Criadas com a finalidade de remover invasões existentes, novas cidades surgiram para abrigar homens e mulheres que compõem a grande força produtiva da Capital Federal, entre elas, a querida Santa Maria, que tem 70% dos domicílios ocupados por proprietários, a maioria com imóvel escriturado, o que enche os pioneiros dessa cidade de orgulho. Como toda metrópole, Santa Maria não deixa de ter demandas e problemas a serem solucionados.

Como parlamentar, adotei Santa Maria e destinei várias emendas que ajudaram e ainda ajudam na realização de obras de anseio e necessidade da população, como revitalização de praças, calçadas, urbanização, tapa-buraco, iluminação pública e muitas outras benfeitorias, após ouvir e levar em consideração as demandas apresentadas pelo povo e pela Administração Regional. As emendas que destinei para Santa Maria no ano de 2017 somaram um total de 1 Milhão de reais. A Cidade que nasceu em 1993 cresce juntamente com a dedicação de cada morador que se dedicou e cobrou do poder público as melhorias alcançadas até aqui. Movimentos organizados e

lideranças de vários segmentos promovem qualidade de vida na Cidade por meio de sua luta incansável.

No dia 10 de fevereiro, ao completar 25 anos, Santa Maria abriga mais de 125 mil habitantes, alguns vindos de outros estados em busca de uma nova vida.

Desde seu início, Santa Maria vem reafirmando dia a dia seu potencial de crescimento. Das ruas empoeiradas por causa da falta de urbanização, hoje dispõe de asfaltamento em quase toda sua extensão. Da ausência de estabelecimentos comerciais quando do surgimento das primeiras quadras, em 1991, neste momento, possui um dos principais núcleos de desenvolvimento do Distrito Federal – o Polo JK, criado para abrigar grandes indústrias, além de shopping e diversos locais comerciais que atendem à comunidade e colaboram significativamente para o crescimento econômico de Brasília.

A 26 km do centro da capital, estima-se que Santa Maria se transforme em uma das principais regiões administrativas do DF. Algo que já vem acontecendo por estar em uma região singular e por fazer parte de um entroncamento com vários municípios vizinhos ao DF.

A conquista de políticas públicas para Santa Maria é uma das principais carências da população que hoje padece com a falta de segurança, com a insuficiência do transporte público, usado por 93% dos trabalhadores que sonham com um transporte melhor.

Coletivo da Cidade, com a ausência de projetos de educação, já que 70% das crianças estudam em escolas públicas, ensino profissional que atenda a comunidade e gere mais oportunidade de inserção no mercado de trabalho, principalmente dos jovens, que são atraídos pelo universo do crime, precisamente por causa da falta de oportunidade.

Por tudo isso, hoje, nesta sessão solene, reforço meu compromisso com a cidade e me coloco à inteira disposição do administrador regional, das lideranças comunitárias, e acima de tudo, da população, para que, juntos, de braços dados, lutemos para que a Santa Maria de todos os cidadãos de bem seja o lugar de esperança e aconchego, prenunciado por aqueles que deram os primeiros passos pelas ruas da cidade!

Um grande abraço a todos os Guerreiros que construíram está linda Cidade!!!

Veja algumas fotos da Sessão Solene em comemoração ao aniversário da cidade: